Psicopolítica: a ditadura da transparência

Foto 1 - DR

 

O filósofo germano-coreano Byung-Chul Han tem vindo a desenvolver o conceito de Psicopolítica, e destaca a sua utilização como forma de condicionamento da liberdade na ilusão dessa mesma liberdade.

O autor (“Psicopolítica-neoliberalismo e novas técnicas de poder”, Relógio D’Água, 2015) defende o conceito de Psicopolítica, definindo-o como uma técnica de dominação, a qual, ao invés de lançar mão dos antigos métodos de opressão, recorre a um poder baseado na sedução e na inteligência, para conseguir que os indivíduos se submetam a si mesmos às forças de dominação.

Acontece que o indivíduo que se submete, o sujeito (e faz questão de nos lembrar que “sujeito” significa, literalmente, “estar submetido”) não tem consciência da sua submissão. E é aqui justamente que se encontra a eficácia deste sistema de psicopoder, no facto de “o indivíduo se pensar livre, quando na realidade o sistema explora a sua liberdade”.

Han alerta para a estratégia da psicopolítica, que funciona como uma espécie de Big Brother digital, servindo-se dos dados pessoais que os indivíduos lhe entregam, não só de forma voluntária como até efusiva. A partir da análise desses mesmos dados recolhidos é possível então prever gostos, interesses, comportamentos e “condicioná-los em níveis subconscientes”.

Deste modo, a liberdade de expressão e a hipercomunicação veiculadas em particular através das redes sociais, acabam por alimentar uma rede de controlo e vigilância, que desembocam numa autêntica crise de liberdade.

No fundo, o autor defende a ideia de que estamos perante novas técnicas de poder do capitalismo, que implicam uma influência na vida psíquica, utilizando-a assim na sua principal força de produção.

Esse olhar seriamente crítico resulta duma análise da liberdade como projecto humano, condicionada pela “coacção ao rendimento e à optimização”. Até porque “ser livre não significa outra coisa senão realizarmo-nos mutuamente”.

 

Fonte: Luzes e Sombras, O Setubalense, 28/10/15.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s