Para que servem os deputados?

 

Supostamente os deputados da Nação representam os interesses dos cidadãos eleitores na sua globalidade, e em particular os do seu círculo eleitoral.

Sendo eleitos em listas partidárias, servem também para apoiar o governo a que o seu partido presta apoio parlamentar.

Mas foi preciso a presente situação, que é inovadora na nossa história democrática, para se perceber o que a direita pensa sobre a matéria. E o que pensa é isto:

  1. Que os deputados eleitos pelos partidos BE, PCP e PEV não dispõem de legitimidade para integrar um governo ou sequer apoiá-lo no parlamento.
  2. Estes deputados, apesar de representarem um milhão de portugueses que os elegeram, são deputados de segunda categoria, porque não lhes é concedido, misteriosamente, aquele direito “divino”, que está sempre à mão dos deputados do PSD e do CDS.
  1. Que os deputados eleitos pelo PS têm a obrigação “divina” de apoiar sempre a política da direita ultraliberal, e que, em caso algum poderão constituir maioria parlamentar com os partidos à sua esquerda.
  1. Que qualquer solução de que resulte o afastamento da direita do poder, sendo legal e constitucional, porém, é politicamente ilegítima.

Será então ousadia da minha parte lembrar que os deputados eleitos pelos portugueses, democraticamente, em eleições livres e justas, são portadores dos mesmíssimos direitos, sejam eles de esquerda ou direita? Independentemente de usarem ou não gravata, fatos caros ou ganga, de serem gordos ou magros, de terem cabelo curto ou comprido, de serem homens ou mulheres, de serem jovens ou velhos, e de se locomoverem normalmente ou em cadeira de rodas?

Eu pensava que vivia num país democrático, onde o meu voto valia o mesmo das outras pessoas. Será que não?

Advertisements

1 comentário a “Para que servem os deputados?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s