Do fato-macaco às tias: 40 anos vos separam

No dia 12 de Novembro de 1975, operários da construção civil iniciaram o «Cerco à Constituinte», que durou até ao fim da manhã do dia 13.

 

Aqueles que têm idade para se lembrar do PREC, como eu, sabem que os sindicatos aplicaram um cerco à Assembleia Constituinte, em 1975. Quando finalmente deixaram os deputados sair lá de dentro, no dia seguinte, os do PCP foram aplaudidos pelos manifestantes e os restantes vaiados. Tratou-se duma manifestação contra a democracia parlamentar, em tempos de revolução.
Honestamente, não vejo grande diferença com a manifestação de ontem, promovida pelo CDS – a manif dos betinhos e das tias – que foi tão estimulada e acarinhada pelos deputados da direita. Até pelas palavras de ordem. Foi igualmente uma manifestação antidemocrática, tal como a de 75, contra a autonomia dos deputados e a casa da Democracia, feita na tentativa de limitar a liberdade dos representantes do povo. Só vejo duas diferenças. A primeira é que em 75 os manifestantes estavam de fato-macaco e ontem as tias, os tios e os betinhos estavam muito bem vestidos.  A segunda é que há exactamente 40 anos a separá-las.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s