Pequena carta a si mesmo (de J.T.Parreira)

Foto de João Tomaz Parreira.
Van Gogh, "A Biblioteca".

 

João,

escrevo-te esta carta com a absoluta certeza de que a lerás. O assunto? Poderiam ser tantos, mas vamos aos livros que tu desde os dez anos começaste a ter.
Quase 60 anos depois, o primeiro, o Livro dos Salmos representou para ti uma leitura diária, cento e cinquenta dias, é certo que quase obrigatória, mas, agora, podes agradecer aos teus pais!
Aos treze, os livros começaram a diversificar. Sobretudo sobre a guerra mundial – como pudeste ler os dois volumes da biografia do Hitler?-, as “Reader´s Digest do avô”, muita coisa sobre os pioneiros dos territórios inexplorados pelos caras-pálidas… E aquele autor que te levou pelas neves do Alasca, o Jack London? Quantas vezes viste com eles os lobos? E o degelo e o verde dos abetos?
Depois, foi o que tu melhor que ninguém sabes. Escuso-me de te recordar os livros e os autores que compraste e leste. Umas largas centenas, um milhar, dois? A maioria bons, outros perfeitas inutilidades. Não te cito os nomes dos autores porque, para além de os conheceres melhor que eu, sei que não gostas de atirar à cara dos amigos nomes que te dariam a alcunha de “intelectual”. Detestas isso. Eu sei.
Mas, pelo menos, lembras-te de em 1973 estares ansioso por editar um livrinho de poemas? Querias ser poeta desde 1966, recordas?
Pois, sei que o fizeste, ou melhor, editaram-to lá na Igreja. E hoje, passados estes anos todos, o que te resta? Cinco, sete? Cansaço? Desilusão? Chatice?
Chegou ao meu conhecimento que estás, com a idade para velho, cada vez mais preguiçoso, mais para “o deixar correr”. Vem a propósito.
João, meu caro, tem a santa paciência, tu, melhor do que ninguém, sabes que não podes parar. Vê se te emendas! Fico por aqui.

Um abraço fraterno,
João

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s