Ressurreição: a derrota do império da morte

 

ressurreição

 

Não bastava a Jesus de Nazaré sofrer uma morte expiatória e vicária. Era necessário mais alguma coisa. Não podia quedar-se numa condição de vencido pela morte. Tinha que a vencer a ela.

Podia simplesmente ter evitado morrer. Não provaria assim ser mais forte do que a morte? Essa morte que é o limite do poder de todos os homens? Esse inimigo invencível?

Não. Só a podia vencer se a enfrentasse no terreno dela. E foi justamente isso que aconteceu. Jesus, o Cristo, permaneceu três dias no reino dos mortos e depois venceu a própria morte, esse inimigo invencível de todo o ser humano.

Lucas, o médico, explica o porquê da Ressurreição. É que Jesus Cristo era grande demais para poder ficar preso no mundo das sombras: “não era possível que fosse retido por ela (a morte)” (Actos 2:24).

É isso que o apóstolo Paulo reafirma aos coríntios. Cristo morreu para assim poder vencer a própria morte, em nosso lugar, como primícias dos filhos de Deus: “Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” (1 Coríntios 15:54,55).

Ou seja, Jesus morreu porque sim. Porque não havia outra forma de vencer o poder da morte e das trevas.

Se, como diz a Escritura “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23), então Ele – não sendo pecador – venceu a morte para nos abrir caminho à vida eterna, a nós, pecadores, mas pecadores redimidos pelo Seu sangue, o qual nos “purifica de todo o pecado” (1 João 1:7).

Nunca esqueçamos que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23).

Tenha uma excelente Páscoa.

 

José Brissos-Lino

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s