Do Vitória à beira do abismo até à glória

Cissé recebe a bola perante o olhar de André Leal

Vamos lá a ver uma coisa. Apoio o Vitória FC pela minha ligação a Setúbal e gosto do Benfica desde pequeno (Eusébio, Coluna, Simões, Zé Augusto, Torres) estão a ver?

O Vitória safou-se de descer de divisão (mais uma vez) mas tem que rever toda a sua organização e estratégia, de alto a baixo. O clube tem um presidente fora de tempo, precisa de ter scouting, organização, estrutura e resolver os problemas financeiros. A equipa fez uma primeira volta meritória, mas caiu no erro de vender Suk (o seu melhor marcador) no mercado de Inverno (que, afinal, não veio a servir para nada ao FC Porto!), e com a saída de Semedo (de regresso a Alvalade) ficou em profundo desequilíbrio, nunca mais se conseguindo encontrar.

Esta SAD provavelmente está condenada a declarar falência, e quando isso acontecer se verá se o clube subsiste ou não. As confusões, avanços e recuos com a mudança de local do estádio também não ajudaram nada.

Luís Filipe Vieira recebe troféu das mãos do presidente-executivo da NOS, Miguel Almeida

Quanto ao campeão.

A questão que JJ pôs em cima da mesa quando começou a perceber que não ia ganhar, foi a ideia de a sua equipa ser a que jogou melhor futebol nesta temporada. Essa narrativa está a ser utilizada pelos adeptos que não têm mais anda a que se agarrar. Compreendo. Mas é necessário definir critérios claros antes de se afirmar que uma equipa jogou melhor do que outra.
Será o número de pontos alcançado? O Benfica fez mais. Será o número de golos marcados? O Benfica fez mais (Jonas foi até o melhor marcador do campeonato). Será o número de vitórias tangenciais? O Benfica tem menos do que o Sporting, isto é, ganhou mais vezes por vitória folgada. Será o número de jogos ganhos depois dos 90 minutos? O Benfica ganhou mais vezes antes do final do tempo regulamentar do que o Sporting.

Reduzir os critérios apenas a quem ganhou maior número de derbys ou clássicos não é sério. É apenas um critério entre muitos possíveis.

Sou o primeiro a dizer que, caso o Sporting tivesse ganho este campeonato seria um justo campeão. Mas digo o mesmo do Benfica. Sou o primeiro a dizer que os leões jogaram melhor futebol na fase final da competição, mas não esqueçamos que o SLB disputou a Champions até muito tarde e ainda está na final da Taça da Liga, enquanto o SCP foi arredado de todas as competições nacionais e europeias. É normal que o cansaço faça mossa. De todo o modo foi uma época empolgante até ao fim.

Jorge Jesus é um bom treinador, tem obra feita, e por isso não precisa de rebaixar os outros para se evidenciar. É muito feio e está a pagar por ser desbocado e se comportar como um burgesso. Rui Vitória revelou, pelo contrário, ser humilde e bateu muitos dos recordes de JJ logo no seu primeiro ano no Benfica. E não só. Nunca o SLB tinha feito tantos pontos num campeonato nacional. Alguém devia lembrar JJ que este mesmo “não-treinador” – Rui Vitória – ganhou a Taça de Portugal a um Benfica de Jesus há 2 anos…

Fico satisfeito por termos duas grandes equipas neste momento, e espero que o FC Porto recupere a notoriedade desportiva de outros tempos em breve.

Lamento dizer mas creio que Bruno de Carvalho, apesar de ter trazido novo impulso ao clube de Alvalade, parece-me que vai acabar por sair pela porta pequena. Quem não honra os que o antecederam nem os adversários, não merece ser honrado. Nem falo dos outros dois, que são meras criaturas do presidente e a voz do dono.

A próxima época tende a ser ainda mais empolgante (apesar das mudanças de jogadores e treinadores), com um Sporting moralizado pelo excelente trabalho desta época e com pretensões de vir a ser campeão (a não ser que JJ abandone o clube, como consta), um SLB moralizado pelo tricampeonato e a tentar o tetra, e um FC Porto desesperado por 3 anos seguidos sem ganhar nada, mas talvez com JJ. Será?

Agora vem aí o Europeu e somos todos da mesma equipa. E depois há as férias, para acalmar as emoções dos doentinhos da bola.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s