Lidice Ribeiro: “Tanto o secularismo como a religião podem tender a posturas fundamentalistas”

 

Aproveitando a sua presente estadia em Portugal conversámos com a Prof. Doutora Lidice Meyer Pinto Ribeiro, docente e investigadora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, a propósito de alguns temas na área da ciência das religiões e do cristianismo em particular. Foram abordadas questões como o regresso à fé, os “desigrejados”, o envolvimento de cristãos na política, o pensamento pós-moderno e o neo-pentecostalismo.

 

Há mesmo um regresso à fé no mundo actual, como defendem alguns autores, ainda que eventualmente duma forma mais difusa e autónoma das estruturas religiosas?

Sim, há um aumento de espiritualidade no mundo moderno, o que não implica aumento da pertença a igrejas. A sede de espiritualidade é um fenômeno característico de nossa época. Lado a lado às religiões tradicionalmente reconhecidas há o crescimento de espiritualidades laicas, que não se enquadram no que pode ser classificado como igreja. A religião continua presente na vida do homem pós-moderno.

Como já afirmava o historiador das religiões Mircea Eliade, o homem é acima de tudo, Homus religiosus. Apesar da secularização, do individualismo crescente e da globalização, a modernidade não causou um recuo da religião, mas uma nova forma de exercício da dinâmica religiosa. O homem continua a buscar respostas para o mundo de incertezas em que vive, mas estas respostas não são necessariamente encontradas apenas “no seio de uma tradição imutável ou mediante um dispositivo institucional normativo” (Frédéric Lenoir).

Continuar a ler aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s