Lançaram o fogo e fugiram

brexit-2

 

Mais de quatro milhões de britânicos assinaram uma petição a pedir um segundo referendo sobre o Brexit. Este número é 3 ou 4 vezes superior à diferença verificada nas urnas entre o Sim e o Não.

Significa isto que milhões de pessoas votaram enganadas, manipuladas ou sem convicção. Mas significa também uma grande dose de ignorância, irresponsabilidade, iliteracia política e défice de cidadania.

O governo, dividido como esteve e está – entre o Sim e o Não – recusou a pretensão. E bem. Mas continuo sem entender como se mantém de pé um parlamento que não está sintonizado com o resultado do voto popular. Dois terços dos parlamentares estão contra o Brexit, mas o eleitorado votou a favor. Estamos perante um choque de legitimidades. Se é isso que o povo quer, o que estão estes deputados a fazer no Palácio de Westminster?

Não que eu goste desta Europa. Nem um bocadinho. Mas um passo destes tem que ser dado com toda a convicção. E a verdade é que as duas cabeças mais visíveis da campanha pelo Brexit fugiram precipitadamente da vida pública. Como se não tivessem nada a ver com o que se vai seguir. Lançaram o fogo e fugiram para longe…

 

1 comentário a “Lançaram o fogo e fugiram”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s