Somos dignos da nossa história?

734px-estremoz13

 

O 5 de Outubro devia inspirar os portugueses. O país rompeu nesta data, em 1910, com uma monarquia caduca, tendo em vista uma sociedade mais justa e igualitária.

É certo que o novo poder republicano praticou muita asneira, desde o envolvimento na I Grande Guerra, da forma como o fez, à proibição do voto às mulheres, passando pela repressão sobre o operariado, em zonas industriais como Setúbal, por exemplo (onde houve mortes) e à bandalheira parlamentar, que acabou por abrir caminho à ditadura militar e, em consequência, ao regime do Estado Novo.

Todavia muita coisa aconteceu, a partir de 1910, para abrir a sociedade portuguesa à modernidade, e sobretudo retirá-la do domínio religioso. Recordo que antes da I República tínhamos um país rural, ignorante e completamente atrasado. Não existia Registo Civil e a escola pública era incipiente, atingindo a percentagem de analfabetos os 75,1% em 1911.

O espírito de lutar por uma sociedade mais justa e por maior coesão social coloca-se ainda hoje.

Até porque a data celebra igualmente o Tratado de Zamora, então assinado entre D. Afonso Henriques e o seu primo Afonso VII de Leão e Castela, que legitimou o nascimento do nosso país como nação independente. Foi há 873 anos, e por isso somos o mais antigo estado-nação da Europa. 

Se isto não nos inspira a tomar nas mãos o nosso destino colectivo, então talvez não sejamos dignos da nossa história. E nos contentemos em ficar pela anulação governamental da data enquanto feriado nacional (como já aconteceu, no passado recente), ou pelo acto presidencial ridículo de hastear a bandeira portuguesa de pernas para o ar (como também aconteceu)…

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s