Os críticos fazem de uma obra Arte?

Resultado de imagem

 William Turner (1775-1851), Pescadores no mar.

 

William Turner não necessitou de John Ruskin para que as frases adornadas, os textos críticos e conceptuais deste, tornassem universais as suas telas, inultrapassáveis no que tocou, designadamente, à luz, às sombras, ao mar, às tempestades. É um exemplo entre centenas.

Não raras vezes as palavras do crítico “fazem” arte onde parece não haver nenhuma, nem sentido aparente, isto é, ajudam-nos a entender o quadro. Outras, as suas próprias palavras é que são a “arte”.

Coloca-se sempre a questão intemporal se um conjunto de pedras dispostas de uma certa maneira assimétrica ou mesmo harmónica, numa instalação “artística”, ou um caixote, ou uma sanita partida, seriam uma obra de arte da escultura, se tivesse a assinatura de Miguel Ângelo ou de Rodin.

Claro que exagero de propósito.

Ou no campo da pintura, três riscos assinados por mim e os mesmos três assinados por Picasso, recolheriam de Robert Hughes o beneplácito de uma interpretação conceptual. Ou de John Golding e de Roland Penrose, nomes que ajudaram a entender Obras de Arte.

Obviamente, que também sabemos que Picasso interpretou as suas próprias obras e isso lhes deu redobrado valor. Mas Picasso é, só por si, um adjectivo.

É recente a anedota acerca de dois garotos de rua que ao entrarem na exposição de Juan Miró, em Serralves, e ao verem o que estava nas paredes, saíram aflitos dizendo” vamos embora antes que pensem que fomos nós…”

Mas Miró não precisa de críticos de arte para elevarem a sua pintura a Arte extremamente semiótica. Os garotos disseram tudo.

© JTP

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s