Sei lá!

Segundo Umberto Eco, as redes sociais dão voz a legiões de idiotas

Ando a chegar à conclusão nua e crua de que o Facebook não é um espaço especialmente destinado a pessoas minimamente inteligentes. Eu explico. A única maneira de uma pessoa inteligente subsistir por lá é ser muda. Isto é, ser capaz de resistir à tentação de responder à cretinice de alguns (infelizmente muitos!) posts publicados na rede. Falo de futebol de política, de sociedade, de religião, de tudo. É demais.

Uma boa maneira de compreendermos como é que os americanos elegeram um chimpanzé para a Sala Oval é ler o que uns quantos escrevem nas redes sociais (e já agora, as caixas de comentários nos jornais generalistas). A estupidez é tanta que dói.
Mas o Face é terreno fértil para os idiotas, que não sabem trocar argumentos racionais, sustentar uma discussão no bom sentido da palavra (daquele tipo de discussão de onde sai a luz), que não são capazes de defender os seus pontos de vista sem atacar o outro, que adoram puxar de chavões sem pensar dois segundos no que escrevem, e que proclamam pontos de vista radicais sem os saberem defender numa base séria, apenas porque sim…
É claro que sei dar o desconto aos brincalhões, aos provocadores e aos que usam esta rede social só para se rirem um bocado. Isso é saudável, mas não é desses que falo, é dos que se levam a sério. Esses que, se mandassem, seriam uma espécie de hitlerzinhos de pacotilha.
Segundo Humberto Eco, “as redes sociais dão voz a legiões de idiotas”. Ele cita um estudo que mostra que as pessoas inteligentes se tornam mais inteligentes e as pessoas de baixa inteligência se tornam mais tontas na rede.
Depois deste longo desabafo (será do estado do tempo?) dirão alguns: então porque não te vais embora do Face para fora? Francamente não sei. Talvez porque, no fundo, precise de tomar o pulso às pessoas de carne e osso, mesmo aos idiotas, que são como os pobres: sempre os teremos connosco…
Porque não bazar? Sei lá… Estou a tentar descobrir o segredo.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s