Não se deve brincar com o suicídio

suicidio001

 

Não se pode nem se deve brincar com o suicídio, principalmente por causa da vida e da morte.

Albert Camus, disse-o no “Mito de Sísifo”: é um problema filosófico verdadeiramente sério.

Mesmo quando visto pelo lado da crítica social na poesia, como no poema breve de Gregory Corso (“Greenwich Village Suicide”), quando a rapariga com a cabeça cheia de cultura, de Bartok a Van Gogh, sem saber o que fazer da vida(?) se atira da janela.

Ou quando alguém carente de apoio psicológico, escreve também em verso “Morrer/ É uma arte, como outra coisa qualquer./ E eu executo-a excepcionalmente bem” (Sylvia Plath, que acabou por se suicidar aos 30 anos).

Poderíamos ir de Mário de Sá Carneiro até Álvaro de Campos – que não se suicidou – que perguntou “Se te queres matar, porque não te queres matar?”, expedindo o acto potencial para o campo do ousar ou não ousar matar-se.

Agora brincar com o “boato” do suicídio, do suicídio dos outros como arma de arremesso político ( que lugar comum, que “deja vu” do nosso jargão político este), como fez o senhor Passos Coelho, pretenso líder da Oposição ao nível de um qualquer jota, é que é inconcebível. Diz-se que foi um “tiro no pé”, foi mais: foi um tiro no próprio rosto.

Ficou-lhe mal, porque foi hipócrita, pedir desculpa, ainda mais por atirar as culpas para cima da “fonte”, era caso, isso sim, para pedir a demissão. © JTP

Anúncios

2 comentários a “Não se deve brincar com o suicídio”

  1. Brincar com o suicídio? este comment brinca com ele (suicídio), com as mais de sessenta vítimas calcinadas como descobrir quantas se suicidaram? respeito pelas vítimas não é altura de arremessos PORColíticos sff.bem haja

  2. Não sendo eu o autor do artigo (é dum amigo, o JTP), parece-me que está a fazer uma grande confusão, Aconselho a reler o artigo para entender o que lá se diz de facto. Bem haja.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s